Informações adicionais sobre sistemas IPs e Analógicos
- hssegeauto
- 5 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Este documento é informativo para validar as diferenças entre câmeras IPs e analógicas, a fim de que não haja confusão sobre suas funcionalidades, comparando vantagens e desvantagens de cada sistema.

A diferença entre câmeras IPs e analógicas (de transmissão por cabo de mídia), não impactam em resolução ou abertura de lente, mas sim na forma de transmissão de dados.
Estou listando os principais pontos que diferenciam os sistemas:
Sistema IP
Vantagens:
- A câmera IP possui um sistema que possibilita inteligência de vídeo embarcada direto na câmera, evitando assim sobrecarga do DVR, porém, é necessário verificar se a câmera possui essa tecnologia e se será usada. Câmeras da Intelbras possuem nomenclatura com o código "IA". Ex: VIP 3430 IA.
- A câmera de rede possui um sistema integrado interno, possibilitando algumas configurações diretas no dispositivo, sem a necessidade de executar alterações no DVR.
- Câmeras IPs possuem uma mobilidade maior, possibilitando mudar de DVR de forma simples, ou até mesmo, duplicando imagens em DVRs.
- Em cenários com distâncias maiores do gravador (mais de 100 metros), as câmeras IPs se comportam de maneira melhor, possibilitando ramificar em switches com fibra optica etc.
Desvantagens:
- As câmeras IPs possuem um valor elevado em comparação a câmeras analógicas da mesma categoria. Como exemplo vamos adotar uma câmera com características de resolução de 4mp, lente aberta (2.8mm), Ip67 (grau de proteção externo).
Câmera analógica: entre R$250,00/350,00 | Câmera IP: entre R$700,00/850,00
- A imagem não chega em tempo real, ainda é nítido a defasagem de tempo da visão real para a visualização no DVR, mesmo que em cenários bem projetados seja em milissegundos.
- Em cenários com múltiplas câmeras é extremamente necessário um bom dimensionamento de rede para não sobrecarregar o circuito, incluindo a questão de quanto maior a resolução de câmeras, maior o fluxo de dados.
- A questão de ramificações do circuito pode impactar de forma bem negativa em relação ao sistema, tanto em entrega de imagens quanto em segurança. (Essa informação é mais complexa, necessário uma explicação mais profunda).
Sistema Analógico
Vantagens:
- As câmeras do sistema têm um bom custo-benefício, podendo chegar a menos da metade do valor de câmeras IP da mesma categoria.
- Imagens com entrega em tempo real.
- Não é necessário programações para seu funcionamento, sendo as programações já pré-definidas no gravador, isso facilita nas manutenções.
- Não é necessário um sistema de rede hiper dimensionado para o funcionamento.
Desvantagens:
- Como são vinculadas direto ao gravador é um pouco mais complexa a mudança para outros DVRs.
- Para uma boa entrega de imagens, não se deve usar a câmera analógica para cabeamentos acima de 150m.
- Não permite configurações de IA direto na câmera.
Avaliação técnica para o projeto e o uso de Power balum.
Primeiramente devemos entender a demanda do projeto.
· O Edifício Le Mans não possui distancias maiores do que 100 m.
· É de extrema importância que todos os equipamentos fiquem localizados e focados apenas no Rack principal, tornando o projeto mais seguro, organizado e centralizado, dispensando o uso de ramificações/cascateamento de switches.
· Se compararmos o projeto analógico com o IP, seguindo todas as características de produtos, passagem de cabos para todas as câmeras já existentes (mesmo as que não serão substituídas), e concentrando todos os equipamentos no Rack sem espalhar switches no condomínio, seguimos a uma conclusão: o projeto ficará MAIS CARO e NÃO TERIA BENEFÍCIOS que justifiquem usar um sistema IP.
· Usando câmeras analógicas, conseguimos manter o mínimo de impacto na taxa de transmissão de rede, não necessitando aumentar o pacote, permitindo assim que o condomínio disponibilize câmeras chaves para os moradores (caso juguem pertinente).
Um ponto adicional Benefícios de usar Power ballun:
Ø Conseguimos deixar o circuito de câmeras sempre organizado.
Ø Possibilita a mobilidade que as câmeras IPs fazem. Exemplo: Trazendo um caso real: A HS possui um condomínio onde moradores estão jogando objetos pelas torres. Conseguimos então colocar em um local onde possui um ponto de câmera, outras câmeras.
Ø Possibilita fácil manutenção.
Ø Infraestrutura bem definida, deixando possibilidades abertas para o futuro, ou seja, não sabemos como será daqui a 10 anos, mas o sistema dessa forma consegue ser adaptar facilmente, podendo migrar para qualquer tecnologia existente na atualidade.



Comentários